Esta história foi criada por Carlos Raphael, bacharel em Estatística pela UFRN e Mestre em Estatística pela UFPE. Tomado pela inspiração após o término do mestrado, ele preparou essa obra prima para quem quiser rir um pouco sobre as coisas da Estatística. Achei bem legal, por isso achei bom postar isso aqui no blog também. Vamos à história....
Homem Normal e Beta Girl: buscando o Parâmetro Desconhecido, sempre em defesa da Lei dos Grandes Números.
Essa história se passa numa cidade não tão pequena nem tão grande assim, por isso mesmo chamada de Cidade Média, que foi atingida por uma terrível tempestade (um sério temporal). Naquele instante um acidente cósmico ocorria no espaço paramétrico, resíduos radioativos caíam por toda parte e uma nuvem de pontos cobria os céus...
Ao entrar em contato com uma amostra desses resíduos, o jovem Ted Student, que fazia apenas um passeio aleatório, adquiriu o Poder do Teste, com o qual ele consegue identificar um sujeito culpado no meio da população, desprezando assim a hipótese nula de inocência. Após a obtenção de Super Poderes Simplesmente Sensacionais (SPSS), Ted Student passou a combater o crime, tendo que dividir o tempo com o trabalho e os estudos. À medida que a noite se aproxima e ele vai ganhando graus de liberdade, Ted Student converge para o Homem Normal e precisa esconder sua matriz identidade secreta. Para isso ele conta com a ajuda de sua companheira Roberta Completa (da famosa família Completa), que assume o codinome de Beta Girl, mas continua discreta. Beta Girl criou para eles os Uniformes 01: à prova d'água, de fogo, de balas e à prova de erros.
O Homem Normal montou seu esconderijo na Ruína do Jogador, onde ele pode tomar suas decisões através de procedimentos complexos envolvendo uma roleta e cartas de um baralho honesto... É também na Ruína do Jogador que fica o Auto Regressivo e a Média Móvel: o carro e a moto do Homem Normal e da Beta Girl, respectivamente. Os super veículos podem atingir altíssimas velocidades (sempre acima do limite inferior de Crámer-Rao), possuem um sistema de amortecimento exponencial que permite a locomoção em qualquer terreno (desde um plano levemente inclinado até um plano hiperbólico), e têm também uma função característica deles, que modifica o carro e a moto conjuntamente em um robô gigante: o ARMA-X (uma espécie de Transformer de Fourier). O ruído dos motores pode ser ouvido a uma longa distância (RRRRR!).
Os criminosos que cometem o erro do tipo I e do tipo II são levados para a cadeia de Markov e enfrentam um processo Markoviano de salto. Essa prisão de verossimilhança máxima, localizada no topo do Monte carlo, já observou mais de 10000 bandidos tentarem fugir, mas o grande dilema do prisioneiro que lá se encontra é saber que a fuga é possível, porém a morte é quase certa.
A maioria dos bandidos vêm da região de rejeição, uma parte da cidade dominada pelo vício e pelo erro, onde é comum encontrar boates de strip-plot, pesquisadores fazendo experimentos para descobrir se o efeito da droga A é realmente melhor que o da droga B, ou se são pelo menos baseados em estimadores consistentes... Porém o grande problema do Homem Normal é o surgimento de supervilões, como o Doutor Assimétrico (que tenta levar tudo para um só lado: o lado do mau), Chebyshevil (sempre pregando a desigualdade em toda parte), o terrível Jack Knife (um assassino em série que elimina suas vítimas uma por uma), e Dark Cauchy (um fdp imprevisível, sem esperanças e que pode assumir muitas formas devido à sua variância infinita).
Geralmente os malfeitores entram em ação quando menos se espera, pois trabalham contra todas as probabilidades. Isso ocorre quando Ted-Student aproveita seu tempo livre comendo um gráfico de pizza (às vezes de torta), ou se diverte com a Teoria dos Jogos. Nessas situações é possível que Roberta Completa esteja em algum evento raro, com modelos expondo ANOVA tendência da moda que fará sucesso nas próximas estações, ou esteja passeando com o seu cachorrinho de estimação, Pontual (que recebe a todos com uma carinhosa lambda). Existe ainda uma razão de chance de eles saírem conjuntamente para algum show de Cantor (um músico da Cidade Média, que tem uma função singular: "cantar"). Quando os crimes acontecem, o Homem Normal ouve um ruído branco de alerta, e o maior risco está em locais como o Banco de Dados e o Museu da Falta de Memória, que guarda relíquias de p-valor inestimável, como a caixa de bigodes, a máquina geradora de momentos, uma tabela de números aleatórios, e até os instrumentos de pesca do lendário Fisher.
Ao se deparar com um inimigo, o Homem Normal trata de dar um chute inicial (que às vezes passa longe, é verdade, mas com a prática tem acertado cada vez mais), usando em seguida o seu raio hipergeométrico. Enquanto isso, a Beta Girl ataca com lançamentos de moedas em pontos críticos do corpo, e arremessa uma rede neural sobre o adversário causando terríveis convoluções.
Quando passa o efeito ativo da rede neural, o indivíduo tem uma sensação de continuidade no vazio e perda de auto-valor, que o impede de racionalizar direito, e então sua convergência maligna é dominada pelos heróis. Em seguida, o bandido recebe uma variável indicadora que o diferencia da população ao seu redor, mas às vezes dependendo do comportamento, o antigo malfeitor pode se integrar novamente à sociedade. O atual Caçador Hunter passou por uma situação dessas e hoje também colabora na proteção da Cidade Média com sua Espada Fatorial que, quando ataca com um corte transversal, faz um som peculiar ("SAS! SAS!"), e provoca uma decomposição espectral no adversário, levando-o ao limite da dor.
Além de proteger a Lei dos Grandes Números, combatendo o crime, o Homem Normal precisa encontrar o Parâmetro Desconhecido, um artefato legendário que possui todas as informações da população e permite prever o futuro. Se cair em mãos erradas, o Parâmetro pode gerar previsões não confiáveis e levar a um futuro sombrio e sinistro. Atualmente, tudo que se sabe sobre ele está registrado em um disco (o BLUE Ray) deixado por Mr. Omega (o misterioso cientista responsável pelas pesquisas no espaço paramétrico, que desapareceu no dia do temporal). Mas os textos contidos no BLUE Ray estão escritos em forma de quadrados latinos de difícil interpretação.
Voltando para casa, Ted Student ainda precisa dar satisfação aos seus pais, Gauss e Norma (um cara e uma coroa que têm uma correlação muito boa), e conviver com as v.a.'s que formam a família Exponencial: Mediana (sua irmã mais velha, que é 'v'endedora 'a'mbulante), Bayesiano (seu irmão mais novo, um 'v'agabundo 'a'dolescente), Chico Andrade (seu tio 'v'iciado no 'á'lcool) e Alphazema (sua avó, uma 'v'elha 'a'nciã, para a qual ele costuma trazer q-bouquets de flores de t-pétalas).
À posteriori! No próximo capítulo, Homem Normal e Beta Girl encontram Borel Boy que assumiu o controle da Sigma-Álgebra e pretende disparar a Lebesgue Gun no domínio dos Reais! E como se a estatística não fosse suficiente, Dark Cauchy ataca novamente, retirando (sem reposição) n bolas das urnas para interferir no resultado das eleições! E agora, Homem Normal? A Cidade Média conta com você (com 95% de confiança)! Pelo Método dos Momentos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa Hemilio,
ResponderExcluirEu tinha pensado em postar o texto dele por aqui.
Seria maneiro umas ilustracoes. Eu ja' imaginei o superhomem, com a normal no peito, e a Beta Girl, na minha cabeca e' tipo a Jean Grey dos X-men mas com a letra beta na fivela do cinto... hehehehe