My God... o dia do Estatístico passou em branco neste blog! Shame on us!
Mas pude perceber que o nosso dia foi comemorado em diversas cidades, em eventos promovidos por diversas entidades e departamentos de estatística. Isso vem aumentando ano a ano, o que é muito bom. Comemorar nosso dia sempre une mais a classe e os departamentos, já que há muitos convites para palestras e debates entre os professores.
No dia 28 de maio estive na UFSCar participando da Comemoração do Dia do Estatístico e Inauguração de Novo Prédio anexo ao atual Depto de Estatística. Foi um evento rico em informações, com palestras tanto para alunos da graduação como para pós-graduandos.
Na primeira mesa redonda, presidida pelo Prof. Pedro Ferreira Filho e da qual participei, discutiu-se os Desafios do Estatístico no Mercado de Trabalho. Três profissionais egressos da UFSCar, hoje ocupando importantes posições dentro da Serasa, Unimed e Whirlpool, contaram sobre a crescente importância e respeito que os estatísticos vêm ganhando dentro de suas instituições. Os relatos feitos corroboraram meu depoimeno: a evidente falta de estatísticos no mercado e a importância de um bom preparo durante a graduação para se dar bem no atual cenário: sólida formação e matemática e teorias estatísticas, imprescindível saber inglês (melhor ainda se souber também espanhol), saber falar e escrever bem em português e, sobretudo, desenvolver suas capacidades pessoais como pró-atividade, relacionamento com outros profissionais, autonomia para pesquisar e a capacidade para vender o seu peixe (entenda-se "seu modelo estatístico").
Na segunda mesa redonda, presidida pelo Prof. Josemar Rodrigues, discutiu-se as Perspectivas da Pós-Graduação em Estatística no Brasil, com a participação dos professores Francisco Louzada-Neto (UFSCar), Fábio Prates (USP) e Francisco Cribari-Neto (UFPE). Evidenciou-se a necessidade de mais programas de mestrado e doutorado, além do cuidado que se deve ter com a qualidade e quantidade de pesquisas realizadas. A quantidade de docentes sem doutorado em estatística e/ou sem uma boa produção científica ainda é grande e é preciso melhorar.
Na parte da tarde houve duas seções de palestras: 1) Profissionais (softwares Statistica e SAS, e Banco Itaú-Unibanco), além da justa homenagem aos professores recém-aposentados Lael de Oliveira e Jorge Oishi; e 2) NINE-2010 (UFSCar/USP), com as palestras dos Profs.Cribari-Neto e Fábio Prates.
Houve no final da tarde a inauguração do novo prédio da Estatística da UFSCar: prova da competência desse depto de estatística que, com muito esforço e determinação, conta hoje com um excelente programa tanto de graduação, como mestrado e doutorado.
A nossa área está crescendo muito tanto no mercado de trabalho como na academia. A qualidade exigida do profissional e docente também cresce. A realidade da nossa profissão e perspectivas são ótimas!
Parabéns a todos nós!
PS: seria interessante se houvesse mais depoimentos de como foram as comemorações Brasil afora!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário